Ao contrário do que muitos pensão, o M.M.A. (Artes Marciais Mistas) não é uma luta - livre. Cada vez mais este esporte se mostra profissional e sério, respeitando a saúde e segurança dos seus atletas.
Vejamos a seguir as regras que regem esta competição. Podem variar um pouco de organização para organização.
Categorias:
Pluma – menos de 61 kg
Pena - até 65 kg
Leve - até 70 kg
Meio-médio - até 77 kg
Médio - até 84 kg
Meio-pesado - até 93 kg
Pesado - até 120 kg
Leve - até 70 kg
Meio-médio - até 77 kg
Médio - até 84 kg
Meio-pesado - até 93 kg
Pesado - até 120 kg
Duração do combate:
- Lutas que não definem campeonato devem ter três rounds.
- Lutas que definem campeonato devem ter cinco rounds.
- Rounds devem ter cinco minutos de duração.
- Entre cada round deverá existir um período de descanso de um minuto.
Faltas:
1 - Dar cabeçada.
2 - Colocar o dedo nos olhos do adversário.
3 - Morder.
4 - Puxar o cabelo.
5 - Enfiar os dedos na boca.
6 - Qualquer golpe na virilha.
7 - Colocar o dedo em qualquer orifício ou qualquer tipo de corte ou machucado do oponente.
8 - Manipular as juntas.
9 - Golpear espinha ou a nuca do oponente.
10 - Lançar cotoveladas de ponta.
11 - Golpear a garganta de qualquer forma, incluindo, apertara a traquéia.
12 - Agarrar, beliscar ou retorcer a pele do oponente.
13 - Golpear a clavícula do adversário.
14 - Chutar a cabeça de um oponente caído .
15 - Dar joelhada na cabeça de um oponente caído.
16 - Pisar em um oponente caído.
17 - Chutar os rins com o calcanhar.
18 - Arremessar um oponente na lona de cabeça ou de pescoço.
19 - Arremessar o oponente para fora do local de combate ou da área cercada.
20 - Segurar os shorts ou luvas do oponente.
21 - Cuspir no oponente.
22 - Adotar uma conduta anti-desportiva que possa causar algum tipo de lesão no oponente.
23 - Segurar nas cordas ou grades.
24 - Usar linguagem abusiva e imprópria na área de combate ou das grades.
25 - Atacar o oponente durante o intervalo.
26 - Atacar um oponente que está sob cuidados do juiz/árbitro.
27 - Atacar um oponente depois que o gongo soar marcando o final do período de combate.
28 - Desrespeitar as instruções do árbitro.
29 - "Amarrar a luta", evitar contato com o oponente intencionalmente, constantemente deixar o protetor bucal cair, fingir uma lesão.
30 - Interferência do corner.
31 - Jogar a toalha durante o combate.
Formas de Vencer:
1. Finalização através de:
Desistência física.
Desistência verbal.
2. Nocaute técnico com o árbitro encerrando a luta.
3. Decisão pelas papeletas, incluindo:
Decisão Unânime (todos os juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor)
Decisão Dividida (um juiz escolhe um lutador, os outros dois escolhem o outro lutador)
Decisão Majoritária (dois dos três juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor, o juiz final decreta que a luta termina empate.
Empate unânime.
Empate majoritário.
Empate dividido.
4. Decisão Técnica.
5. Empate Técnico.
6. Desqualificação.
7. Abandono.
8. Sem Resultado.
Árbitro pode recomeçar o round:
Se os lutadores chegarem a um impasse e não se esforçarem para terminar a luta ou melhorar a sua posição no combate.
- Lutas que não definem campeonato devem ter três rounds.
- Lutas que definem campeonato devem ter cinco rounds.
- Rounds devem ter cinco minutos de duração.
- Entre cada round deverá existir um período de descanso de um minuto.
Faltas:
1 - Dar cabeçada.
2 - Colocar o dedo nos olhos do adversário.
3 - Morder.
4 - Puxar o cabelo.
5 - Enfiar os dedos na boca.
6 - Qualquer golpe na virilha.
7 - Colocar o dedo em qualquer orifício ou qualquer tipo de corte ou machucado do oponente.
8 - Manipular as juntas.
9 - Golpear espinha ou a nuca do oponente.
10 - Lançar cotoveladas de ponta.
11 - Golpear a garganta de qualquer forma, incluindo, apertara a traquéia.
12 - Agarrar, beliscar ou retorcer a pele do oponente.
13 - Golpear a clavícula do adversário.
14 - Chutar a cabeça de um oponente caído .
15 - Dar joelhada na cabeça de um oponente caído.
16 - Pisar em um oponente caído.
17 - Chutar os rins com o calcanhar.
18 - Arremessar um oponente na lona de cabeça ou de pescoço.
19 - Arremessar o oponente para fora do local de combate ou da área cercada.
20 - Segurar os shorts ou luvas do oponente.
21 - Cuspir no oponente.
22 - Adotar uma conduta anti-desportiva que possa causar algum tipo de lesão no oponente.
23 - Segurar nas cordas ou grades.
24 - Usar linguagem abusiva e imprópria na área de combate ou das grades.
25 - Atacar o oponente durante o intervalo.
26 - Atacar um oponente que está sob cuidados do juiz/árbitro.
27 - Atacar um oponente depois que o gongo soar marcando o final do período de combate.
28 - Desrespeitar as instruções do árbitro.
29 - "Amarrar a luta", evitar contato com o oponente intencionalmente, constantemente deixar o protetor bucal cair, fingir uma lesão.
30 - Interferência do corner.
31 - Jogar a toalha durante o combate.
Formas de Vencer:
1. Finalização através de:
Desistência física.
Desistência verbal.
2. Nocaute técnico com o árbitro encerrando a luta.
3. Decisão pelas papeletas, incluindo:
Decisão Unânime (todos os juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor)
Decisão Dividida (um juiz escolhe um lutador, os outros dois escolhem o outro lutador)
Decisão Majoritária (dois dos três juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor, o juiz final decreta que a luta termina empate.
Empate unânime.
Empate majoritário.
Empate dividido.
4. Decisão Técnica.
5. Empate Técnico.
6. Desqualificação.
7. Abandono.
8. Sem Resultado.
Árbitro pode recomeçar o round:
Se os lutadores chegarem a um impasse e não se esforçarem para terminar a luta ou melhorar a sua posição no combate.
Os combates são realizados em um octógono ou também chamado de gaiola. Um ringue com oito lados e aproximadamente 60m², com grades ao invés de cordas.
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