sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

#01 ENTENDENDO O M.M.A.


Ao contrário do que muitos pensão, o M.M.A. (Artes Marciais Mistas) não é uma luta - livre. Cada vez mais este esporte se mostra profissional e sério, respeitando a saúde e segurança dos seus atletas.

Vejamos a seguir as regras que regem esta competição. Podem variar um pouco de organização para organização.

Categorias:
Pluma – menos de 61 kg
Pena - até 65 kg
Leve - até 70 kg 
Meio-médio - até 77 kg 
Médio - até 84 kg 
Meio-pesado - até 93 kg 
Pesado - até 120 kg 

Duração do combate:
- Lutas que não definem campeonato devem ter três rounds. 
- Lutas que definem campeonato devem ter cinco rounds. 
- Rounds devem ter cinco minutos de duração. 
- Entre cada round deverá existir um período de descanso de um minuto. 

Faltas:
1 - Dar cabeçada. 
2 - Colocar o dedo nos olhos do adversário. 
3 - Morder.
4 - Puxar o cabelo. 
5 - Enfiar os dedos na boca. 
6 - Qualquer golpe na virilha. 
7 - Colocar o dedo em qualquer orifício ou qualquer tipo de corte ou machucado do oponente. 
8 - Manipular as juntas. 
9 - Golpear espinha ou a nuca do oponente. 
10 - Lançar cotoveladas de ponta. 
11 - Golpear a garganta de qualquer forma, incluindo, apertara a traquéia. 
12 - Agarrar, beliscar ou retorcer a pele do oponente. 
13 - Golpear a clavícula do adversário. 
14 - Chutar a cabeça de um oponente caído .
15 - Dar joelhada na cabeça de um oponente caído. 
16 - Pisar em um oponente caído. 
17 - Chutar os rins com o calcanhar. 
18 - Arremessar um oponente na lona de cabeça ou de pescoço. 
19 - Arremessar o oponente para fora do local de combate ou da área cercada. 
20 - Segurar os shorts ou luvas do oponente. 
21 - Cuspir no oponente. 
22 - Adotar uma conduta anti-desportiva que possa causar algum tipo de lesão no oponente. 
23 - Segurar nas cordas ou grades. 
24 - Usar linguagem abusiva e imprópria na área de combate ou das grades. 
25 - Atacar o oponente durante o intervalo. 
26 - Atacar um oponente que está sob cuidados do juiz/árbitro. 
27 - Atacar um oponente depois que o gongo soar marcando o final do período de combate. 
28 - Desrespeitar as instruções do árbitro. 
29 - "Amarrar a luta", evitar contato com o oponente intencionalmente, constantemente deixar o protetor bucal cair, fingir uma lesão. 
30 - Interferência do corner. 
31 - Jogar a toalha durante o combate. 

Formas de Vencer:
1. Finalização através de: 
Desistência física. 
Desistência verbal. 
2. Nocaute técnico com o árbitro encerrando a luta. 
3. Decisão pelas papeletas, incluindo: 
Decisão Unânime (todos os juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor) 
Decisão Dividida (um juiz escolhe um lutador, os outros dois escolhem o outro lutador) 
Decisão Majoritária (dois dos três juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor, o juiz final decreta que a luta termina empate. 
Empate unânime. 
Empate majoritário. 
Empate dividido. 
4. Decisão Técnica. 
5. Empate Técnico. 
6. Desqualificação. 
7. Abandono. 
8. Sem Resultado. 

Árbitro pode recomeçar o round: 
Se os lutadores chegarem a um impasse e não se esforçarem para terminar a luta ou melhorar a sua posição no combate.

Os combates são realizados em um octógono ou também chamado de gaiola. Um ringue com oito lados e aproximadamente 60m², com grades ao invés de cordas.

Se mantenha informado. Siga...  http://twitter.com/bloginfoluta

Nenhum comentário:

Postar um comentário